sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Carta do Leitor - 8º ano

A Carta do Leitor é a oportunidade que o leitor tem de demonstrar sua opinião sobre alguma reportagem do veículo de comunicação em questão.
Analisamos este gênero...

Carta do leitor



Separação
(323/2004) Divórcio sem (muito) stress


Nós, brasileiros, estamos acostumados a ver juras de amor, feitas diante de Deus, serem quebradas por traição, interesses financeiros e sexuais. Casais se separam como inimigos, quando poderiam ser bons amigos, sem traumas.

JOSÉ WILDES DE LIMA,
Jaboatão, PE Separação


Bastante interessante a reportagem sobre separação. Mas acho que os advogados consultados, por sua competência, estão acostumados a tratar de grandes separações. Será que a maioria dos leitores de ÉPOCA tem obras de arte que precisam ser fotografadas antes da separação? Não seria mais útil dar conselhos mais básicos? Não seria interessante mostrar que a separação amigável não interfere no modo de partilha dos bens? Que, seja qual for o tipo de separação, ela não vai prejudicar o direito à pensão dos filhos? Que acordo amigável deve ser assinado com atenção, pois é bastante complicado mudar suas cláusulas? Acho que essas são dicas que podem interessar ao leitor médio. .

ERNESTO LIPPMANN,
São Paulo, SP

Colesterol
(323/2004) Inimigo implacável

Há alguns anos, tive um familiar acometido de infarto agudo do miocárdio e, na ocasião, não ficou clara a causa do evento. Tanto os exames de sangue como o cateterismo realizados na época foram considerados dentro dos limites da normalidade. Fiquei intrigada com o fato de que, apesar de uma pessoa não apresentar nenhuma alteração detectável, pudesse sofrer um problema tão grave. Também minha preocupação era com a possibilidade de outras pessoas estarem evoluindo para o mesmo quadro sem oportunidade de diagnóstico. Mas ao ler essa reportagem tive respostas para algumas questões que me incomodavam desde então. Gostaria de dar os parabéns aos profissionais que se dedicam ao trabalho e à pesquisa em prol da melhoria da saúde da população. E também cumprimentar a revista por sua preocupação em publicar reportagens educativas e que colaboram na prevenção de doenças.

LUCIANA APARECIDA C. FRANCESCHINI,
Valinhos, SP



Nas turmas dos 8ºs anos analisamos o gênero Carta do Leitor... A partir disto, os alunos produziram suas próprias cartas... Deem uma olhada nas produções no link: Comentários...

13 comentários:

  1. Achei muito legal,pois pessoas cegas podem fazer o que pessoas normais fazem.Claro,a vida de um cego e´diferente,são muitas coisas para aprender com a cegueira,mas são capazes de fazer o que querem para serem felizes.
    Nome;Daiane Klug
    Série;8 ano 02
    Revista;Marie Claire
    Texto;Cegueira.

    ResponderExcluir
  2. ela deve continuar realizando seus sonhos e fazendo programas de varias emisoras,de varias linguagens e culturas.o sonho de priscila fantin e conhecer o brasil inteiro.bom,ela passou por varios lugares quando era pequena mais so aqueles lugares nao a agradou,ela deve continuar viajando.porque o que começa se termina,nao importase termina cedo ou tarde.

    ResponderExcluir
  3. Tem que comprar conforme as condições e não se enfiar em conta, já que não tem uma renda alta.Uns preferem comprar coisas caras e passar fome.Querem aparecer para os outros enquanto em casa não tem nada para comer.Então os brasileiros que naõ tem uma renda alta para comprar coisas de alto valor, devia envestir, guardar todo mês um dinheiro e parar de gastar um pouco.
    Série:8º02
    Reportagem:Consumo jornal A Notícia

    ResponderExcluir
  4. Eu acho que fizeram uma coisa errada de proibir o lifostabil,ele tinha vindo em boa hora,já que até cabeleireiros já estavam usando essa injeção antigordura.
    Mas a ANVISA deveria ter procurado profissionaissérois. sobre o assunto antes de proibir.

    ResponderExcluir
  5. E a gasolina continua podre

    A gasolina dos dias de hoje continuam do mesmo jeito q à 9 anos atrás,misturado com solvente ou água, isso prejudica o motor dos carros e prejudicando os consumidores.Será que isso vai melhorar ou acabar algum dia?
    Nome:Gustavo Henrique Krueger
    Série:8ª02
    Revista:ISTOE

    ResponderExcluir
  6. Eu acho que em vez dessas empresas gastarem em cervejas que causam em muitas pessoas vícios, doenças e acidentes, elas deveria pensar em outra forma de gastar dinheiro. As autoridades teriam de refletir sobre isso, e agir, pois milhares de pessoas passam necessidades enquanto alguns só gastam em bebidas.
    Nome: André Henrique Ludwig
    Série: 8ano02
    Matéria: Criação da maior cervejaria do mundo
    Jornal Folha de São Paulo

    ResponderExcluir
  7. 14/09/09

    A Destruição do Mundo

    Fonte:Revista Mundo Estranho
    Quando:Janeiro de 2009

    Eu acho muito interessante essa matéria,pois é aí que nos pode responder ate que ano nossa especíe existirá.
    Enfim,Maias sao grandes Astronômos previndo uma profêcia em ''2012'',ou seja,o ultimo e quinto ciclo do fim de todos nós.
    Os Maias acharam muitas respostas para o que poderá acontecer,e os Cientístas até comprovarm certas deslocações do Sol para o centro da Vialactía (Galaxia em nós vivemos)
    E eu me pergunto este é o nosso fim?

    Aluno:Leonardo Meyer Machado
    Série:8 ano 02

    ResponderExcluir
  8. www.bleachproject.com.br
    19/07/2009

    O site é bom tem como abaixar os episódios antigos e os atuais, baixar as musica do Anime, abaixar as aberturas e os enceramentos, toda semana na quarta-feira sai um novo episodio no Japão.
    O ruim que todo mês os arquivos antigos são apagados, mas vêm mais arquivos novos.

    Jonathan Cervinski

    ResponderExcluir
  9. Eduarda Luiza Pietruza16 de setembro de 2009 às 18:03

    Bom, eu achei muito legal a revista Capricho colocar esta matéria, porque não tem um filho que nunca teve uma briguinha com seus pais, mas tem filhos que brigam quase todo dia com os pais. Brigam por não vão lavar a louça na hora, por não sair da televisão por nada, não arrumar o quarto ou até mesmo pelo fato de se falar, e a revista Capricho tentou mostrar algumas maneiras de não brigar tanto com os pais, como: ''Divida com eles suas experiêcias'', ''Saiba argumentar quando ouvir um não'', ''Dê tempo ao tempo'', e ''Tente se comunicar de outra forma''. Eu gostei muito, Parabéns!
    Aluna: Eduarda Luiza Pietruza
    Série: 8 ano 02.

    ResponderExcluir
  10. Álcool desceu ao quadrado

    O álcoolcaiu de produçãoporque o valor foi calculado com base principalmente, nos gastos federais com doenças, desastres de trânsito e homícideos relacionados ao álcool.

    Aluno: Isaias Tavares dos Santos
    Série:8°02
    Revista:VEJA

    ResponderExcluir
  11. Bis em Paris

    Eu achei um absurdo pagar 1,5 milhão para fazer uma réplica do 14-Bis.
    Mais também achei uma boa opoortunidade para nós brasileiros represntados pela piloto: Aline Calassa de 22 anos.
    Pois não é qualquer um que tem esse praser.

    Aluna:Rossana Martenechen
    Série:8°02
    Revista:ISTO É
    Data da reportagem:26/07/2006

    ResponderExcluir
  12. A Invasão 3D
    Eu achei a reportagem sobre a revolução no cinema muito legal,pois ela trouxe algo importante para cada pessoa.Eu por exemplo fiquei curiosa para ver o que acontecerá em dezembro(segundo a reportagem a revolução chegará em dezembro).pois cada um imagina de uma forma,mas nem tudo fica igual como imaginamos mas com a reportagem já da para ter uma idéia melhor de como será.
    Revista:GALILEU
    Nome:Gabriele Cristine Buzzi
    Série:8°ano 02
    Data:18/09/09

    ResponderExcluir
  13. ...da menina que tentou cometer suicídio
    Gostei muito da reportagem pois trata de um tema real,quem nunca brigou com os pais e não pensou em morrer,muitas pessoas ficam sobre carregadas e acabam,pensando em morrer.Todos temos preocupações e problemas.
    Essa reportegem serve como exemplo para várias pessoas,realmente morrer não é a solução.
    Revista:Capriho
    Nome:Gabriela Lennert Alves da Silva
    Série:8°ano 02
    Data:19/09/09

    ResponderExcluir